domingo, 24 de julho de 2011

APOTEOSE A U2

Capa do álbum All That You Can't Leave Behind.
"amor é a única bagagem que você não consegue carregar"
(trecho de música do disco)
Depois do sucesso vivido nos anos 80 que se estendeu por algum tempo nos anos 90, a banda de rock U2 voltou ao cenário musical com o álbum All That You Cant Leave Behind lançado em outubro de 2000. O sucesso do álbum se propagou rapidamente pelas rádios e conquistou não só o público casual que escuta hits de rock e pop, mas também os verdadeiros fãs da banda e os demais admiradores de música de qualidade. O álbum foi um acerto tão grande que o sucesso se estabilizou e a  nova fórmula serviu de base para  mais dez anos de acertos. Estamos em 2011 e All That You Can´t Leave Behind permanece atual e os álbuns do U2 continuam com muita qualidade.

Os erros que U2 cometeu nos anos 90 foram causados pela experimentação, contudo, isso não serve de escusa para aqueles que têm medo de experimentar. Em mais de trinta anos de formação e com doze álbuns de estúdio, o grupo mostra um grau de variação digno de quem realmente faz música tendo por base o conhecimento teórico e o talento.  De álbuns minimalistas que pareciam desprovidos de qualquer tecnologia, como The Joshua Tree (1987), a álbuns aflorados como o Zooropa (1993), U2 caminhou de influencias como Bob Dylan e Van Morrison a dance music. Tudo faz parte da história do grupo que não pode ser compreendido sem que se faça uma análise cuidadosa de sua variabilidade.

Árvore de Josué. Sempre solitária.
Deserto de Mojave, Estados Unidos.
O álbum The Joshua Tree (1987) tinha como marco visual uma “árvore de Josué”, espécie da flora do deserto de Mojave, Estados Unidos. O álbum Zooropa (1993) foi marcado visualmente por cores fortes e luminosas, identificadas com a modernidade da música eletrônica, do homem perdido na poesia e na melodia dos barulhos artificiais.  A simplicidade dos corais de igreja do belo gospel americano (música Still Haven't Found What I'm looking For) do primeiro álbum se findou com a luz artificial e o medo da perpetuidade do dia e da vigília (música Lemon) presentes no segundo álbum. Era a clássica ideação do homem contemporâneo perdido em cidades que nunca dormem. Em Lemon o backvocal futurista repete "midnight is where the day begins" (meia-noite é quando o dia começa).


Todas essas vivências em músicos talentosos como The Edge e Bono Vox, aliados de produtores geniais como Brian Enno e Daniel Lenois não poderiam terminar de outra forma que não no amadurecimento e isso gerou o sucesso de All That You Can´t Leave Behind. Agora, dois álbuns depois do marco ressuscitador, U2 precisa voltar a dar saltos sem medo de correr riscos. Só assim a banda será capaz de encontrar fórmulas ricas e modificar mais uma vez a sua identidade.

Nós não vemos a hora de U2 retornar à tentativa e erro, o rock and roll só agradece.

Capa do álbum Zooropa. Cores fortes, brilho e luminosidade.
"através da projeção de luz o homem pode ver a si mesmo de perto".
(música do álbum, referência à projeção de imagens)